Campo Largo
home   |   português   english
Viticultor Vinhas Adega Vinhos Enoturismo Galeria Notícias Distribuidores Contactos

Adega

Construída entre Fevereiro e Setembro de 2004, segundo projecto do arquitecto Carlos Ramos, a nossa adega da quinta de S. Mateus utiliza o mais clássico conceito de vinificação.
Preenchendo um corte vertical de 18 metros de altura numa ladeira da Vinha da Costa voltada a sul e a poente, a construção permite que a força da gravidade seja usada em todo o processo de vinificação, desde a entrada das uvas até a prensagem final.

No decurso da vinificação não se adicionam quaisquer leveduras, enzimas ou bactérias.
As uvas colhidas manualmente, desinfectadas e quase sempre desengaçadas na totalidade, são pisadas com recurso exclusivo a dois robot.
As bombas e o esmagador ficam portanto de fora do nosso conceito enológico.

Os tintos fazem a fermentação maloláctica, por processo natural, em madeira: barricas de 300 L ou balseiros de 4200 L, carvalho francês ou do leste europeu.
Segue-se o estágio em cave por período mais ou menos longo.

Os brancos, raramente desengaçados, após prensagem decantam pelo período adequado, seguindo-se a fermentação em barrica ou cuba de inox; no primeiro caso sem qualquer controlo de temperatura.
O espumante é produzido pelo método clássico de segunda fermentação em garrafa a partir de vinhos base preparados para esse fim: uvas colhidas com grau provável e acidez adequados.
Os vinhos rosés, tranquilos ou espumantes, são sempre obtidos por prensagem.

Para os visitantes está previsto um circuito que permite acompanhar todo o processo de vinificação antes descrito e, posteriormente, disfrutar de uma prova na galeria da cave, ao rés da vinha, ou 25 metros mais acima na sala de provas.
Daí se avista o extraordinário panorama das suaves colinas cobertas de vinha e ao longe, toda a cordilheira de serras desde a Lousã até muito ao norte do Caramulo (ver enoturismo).
 
Recomendar
: Partilhar
Partilhar
FacebookFacebook
TwitterTwitter
DeliciousDelicious
DiggDigg
LinkedInLinkedIn
StumbleUponStumbleUpon
BloggerBlogger
GoogleGoogle
LiveLive
Y! BookmarksY! Bookmarks
: Imprimir